Temporada

Artigo 1º - INSCRIÇÃO

1.1 - Só será permitida a inscrição de pilotos que não tenham pendência financeira relativa à campeonatos anteriores.

1.2 - A quantidade de pilotos no campeonato, etapas e baterias terão as vagas distribuídas conforme a capacidade dos kartódromos, ou seja 35 por bateria.

1.3Consideram-se inscritos os pilotos que realizarem sua inscrição via site até a data estabelecida pela organização do campeonato, ou seja 25/01/2024. Após a primeira etapa realizada, será permitida a entrada no campeonato considerando a penalização determinada no parágrafo 6.3 para cada etapa perdida.

1.4 – O Campeonato terá 04 categorias – 1) Principal dividida em subcategorias A, B, C, etc - lastreado em 90 kg o piloto 2) Pesados lastreado em 110 kg o piloto e 3) Sênior 40 anos+ lastreado 90 kg o piloto, 4) Novatos, com máximo de 35 participantes e mínimo de 20 participantes em cada categoria.

1.4.1 – A categoria NOVATOS destina-se apenas a pilotos que nunca tiveram ou tem pouca experiência no kartismo, caso apresente um nível maior que os demais, podera deixar a categoria e ir para principal.

 

Artigo 2º - CAMPEONATO

2.1 - O campeonato será composto onze etapas com duas fases distribuídas durante a temporada. A formação das  baterias será informada no site oficial com uma semana de antecedência da prova.

2.2 - Em todas as etapas será realizada a tomada de tempo com formação de grid e largada parada, caso ocorra algum problema retornaremos a largada em movimento (fila indiana), em alguma etapa faremos a volta coringa.

2.3A primeira fase será realizada da primeira até a sexta etapa, com um descarte que não tenha penalização conforme paragrafo 6.3, exceto para falta.

2.4A segunda fase será realizada a partir da sétima etapa, com um descarte que não tenha penalização conforme paragrafo 6.3, exceto para falta.

2.5 - Na primeira etapa, os pilotos serão divididos de acordo com sua pontuação, (NÃO SE APLICA NA CATEGORIAS PESADOS, SENIOR e NOVATOS)

2.6 - A classificação geral por pontos, conforme descrito no item 8 deste regulamento, será utilizada para formação das baterias das etapas sequentes (segunda à sexta etapa). (NÃO SE APLICA NA CATEGORIAS PESADOS, SENIOR e NOVATOS).

2.7 - A classificação geral da primeira fase define a categoria que o piloto participará na segunda fase. (NÃO SE APLICA NA CATEGORIAS PESADOS, SENIOR e NOVATOS).

2.8 - Os pontos obtidos na primeira fase serão mantidos na segunda fase

2.9 - Pilotos com três faltas não justificadas na primeira fase perdem o direito de passar para a segunda fase, sendo desclassificado do campeonato em curso, podendo apenas participar como convidado.

2.10 - A partir da sétima etapa, o campeonato será dividido por categorias. (NÃO SE APLICA NA CATEGORIAS PESADOS, SENIOR e NOVATOS).

2.11 - Pilotos com duas faltas não justificadas na segunda fase serão desclassificado do campeonato em curso.

2.12 – Corrida em condições de chuva, classificadas assim pela Direção de Prova e/ou Organização, a pontuação conforme parágrafo 8.3, será aplicada em dobro.

2.13 – Pilotos que pagaram e não comparecer em etapas com chuva somente terá direito a 50% do CRÉDITO.

2.14 - Pilotos considerados CONVIDADOS, terão seu resultado de pista desconsiderado para efeitos de pontuação, trazendo as posições seguintes para frente para recompor o fechamento do resultado sem os CONVIDADOS.

 

Artigo 3º - INDUMENTÁRIA

3.1 - OBRIGATÓRIO

3.1.1 - Capacete integral, com viseira.

3.1.2 - Luvas que cubram completamente os dedos, palma e dorso da mão.

3.1.3 - Sapatilha própria para a prática do kartismo ou automobilismo. Na falta desta será permitido o uso de tênis ou calçado equivalente do tipo fechado. Não será permitido uso de calçados abertos, tipo chinelo, sandálias ou assemelhados.

3.1.4 - Macacão próprio para a prática do kartismo ou automobilismo. Na falta do macacão será permitido o uso de calças compridas, ou outro tipo qualquer de vestimenta que cubra totalmente os membros inferiores do piloto, associado ao uso de camiseta de manga comprida, blusa, ou qualquer tipo de vestimenta que cubra totalmente os membros superiores do piloto.

3.1.5 - Não será permitido o uso de bermudas, shorts e assemelhados, camisetas do tipo regata ou de manga curta, salvo se esta for utilizada sobre outra de manga comprida.

3.1.6 - O uso da camiseta está dispensado caso o piloto deseje usar macacão para a prática de kartismo ou automobilismo.

3.1.7 - Protetor de costela, item disponibilizado pelo kartódromo gratuitamente.

 

3.2 - RECOMENDADO

3.2.1- Colar de proteção cervical.

3.2.2 - Balaclava ou capuz de proteção.

3.2.3 - Qualquer outro equipamento de segurança que o piloto julgue conveniente, tais como joelheiras, cotoveleiras, espumas de proteção, etc.

3.3 - É de responsabilidade do piloto providenciar o equipamento de uso obrigatório, que pode ser locado ou adquirido diretamente na maioria dos kartódromos.

3.4 - Não é de responsabilidade da Torto Racing, ou de seus representantes, fornecer o equipamento de segurança obrigatório.

3.5 - A Torto Racing se reserva o direito de IMPEDIR de participar da prova o piloto que não se apresentar com o equipamento OBRIGATÓRIO de segurança, bem como estar VISIVELMENTE sem condições físicas.

 

Artigo 4º - LOCAL E PERÍODO DAS PROVAS

4.1 - As provas serão realizadas conforme calendário publicado no início da temporada, em kartódromos e horários estabelecidos pela organização e divulgados através do site tortoracing.com e redes sociais.

4.2 - Os pilotos inscritos devem se apresentar junto à equipe organizadora com no mínimo de trinta minutos de antecedência.

4.3 - O custo por prova será de R$ 205,00 via PIX. O kartódromo não receberá mais pagamentos fracionados para os campeonatos organizados.

 

Artigo 5º - PROVAS

5.1 - Os karts serão de no mínimo 13 HP.

5.2 - Nos kartódromos em que é possível lastrear o kart, fica estabelecido como peso mínimo de 90kg, na categoria PRINCIPAL, SÊNIOR 40+, NOVATOS e 110kg na categoria PESADOS. O limite máximo de lastro por kart será definido pelo kartódromo. Caso não seja possível atingir o limite mínimo estabelecido pelo campeonato, o piloto deve providenciar a diferença junto ao corpo.

5.3 - A pesagem poderá ser conferida antes e depois de uma corrida, por solicitação da organização ou de qualquer piloto da bateria.

5.4 - Não são permitidas trocas de pilotos entre as baterias.

5.5 - Nas provas, os karts só podem ser conduzidos pelos pilotos devidamente inscritos. O desrespeito acarreta a desclassificação do piloto na etapa.

5.6 - O piloto deve se apresentar no briefing do kartódromo com até trinta minutos de antecedência ao início do briefing.

5.7 - No briefing, o diretor de prova deve:

5.7.1 - Apresentar todas as regras do kartódromo

5.7.2 - Não autorizar a participação do piloto que não se encontre em condições para pilotagem, Caso necessário, poderá ser realizado teste alcoólico.

5.7.3 - Sortear os karts, sempre com a supervisão dos pilotos e do fiscal da organização. Eventuais exclusões de karts devem ser pré-identificadas pelo grupo da bateria, sendo passível de desclassificação na prova o piloto que utilizar um kart excluído.

5.8 – Caso algum organizador do Torto Racing participe do campeonato fica dispensada da presença em briefing, sendo seu kart sorteado por outra pessoa a sua escolha.

5.9 - Quaisquer questionamentos devem ser realizados imediatamente à direção de prova e organização do campeonato, que esclarecerá e ratificará ou retificará o resultado com a emissão de uma nova folha de resultados ou correção na própria folha de resultados com visto do diretor de prova.

5.10 - Não é responsabilidade da organização do campeonato o estado de conservação dos karts, bem como avarias ocorridas durante a prova. Qualquer problema com os equipamentos locados devem ser comunicados na recepção do kartódromo, o registro da situação deve ser enviado à organização do Torto Racing.

5.11 - Substituição de kart:

5.11.1 - A troca deve obedecer a sequência do sorteio previamente realizado. O sorteio dos karts reservas será realizado após o briefing pela organização e o diretor de prova. A sequência sorteada não deve ser de conhecimento dos pilotos da bateria.

5.11.2 - Caso o piloto identifique um problema no kart, deverá solicitar a presença do mecânico que avaliará a necessidade de troca.

5.11.3 - A troca será realizada somente antes da saída do box e atestada necessidade de troca pelo mecânico ou diretor de prova.

5.11.4 - Durante a tomada de tempo, seja opção do piloto, (exceto quebra do kart) ou qualquer outro motivo, deverá largar alinhado na última posição do grid, inclusive atrás de pilotos que chegaram atrasados.

5.11.5 - Poderá ser trocado durante a prova a qualquer momento.

 

Artigo 6º - PENALIZAÇÕES

6.1 - A organização do campeonato é responsável por julgar, avaliar e aplicar medidas punitivas sobre situações não previstas neste regulamento, se necessário.

6.2 - Responsabilidades do piloto:

6.2.1 - Pagamento das corridas no dia previamente estabelecido. Piloto com pendência financeira não pode participar da etapa.

6.2.2 - Lastrear seu kart. O desrespeito acarreta em sua desclassificação da etapa.

6.2.3 - Sua correta posição no grid. Caso desrespeite sua posição e constatado pela organização, será desclassificado da etapa.

6.3 - Outras penalidades:

Descrição

Penalização (pontos)

Advertência

-5 + 10s somando ao tempo final da prova

Stop and Go

-8

Falta

-2

Atraso no Briefing

-1

Desclassificação

-10

Falta de Indumentária

-4

 

6.4 - As penalidades são acumulativas por ocorrência.

6.5 - Agressões verbais e/ou físicas resultantes de disputas entre pilotos e/ou terceiros durante os eventos do Torto Racing ou nas dependências do kartódromo, serão julgadas, avaliadas e aplicadas às medidas punitivas conforme avaliação da comissão organizadora que definirá a intensidade da agressão praticada, nas seguintes bases e consequentemente punições:

6.6.1 - Leve = Advertência.

6.6.2 - Média = Desclassificação.

6.6.3 - Grave = Desclassificação da etapa corrente e suspensão em etapas a serem deliberadas com perda de pontos de desclassificação por etapa.

6.6.4 - Gravíssima = Exclusão do campeonato.

 

 

 

Artigo 7º - PRÊMIOS

7.1 - Nas etapas em que houver a tomada de tempo, será concedido um ponto ao piloto que obter o melhor tempo de classificação (pole position) em cada corrida e o ponto será validado mesmo que o piloto seja desclassificado ou abandone a corrida.

7.2 - Em cada corrida será concedido um ponto ao piloto que obter a melhor volta. Caso ocorra a desclassificação do piloto, o ponto deve ser concedido ao piloto sequente.

7.3 - Em todas as etapas os seis pilotos melhores classificados de cada categoria serão premiados com troféus.

7.4 - Ao final do campeonato, os seis primeiros colocados de cada categoria serão premiados com troféus.

 

Artigo 8º - CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO

8.1 - O título de campeão será atribuído ao piloto que totalizar maior número de pontos por categoria,  já descontado os pontos dos descartes de cada fase.

8.2 - Em caso de empates na classificação, o desempate se dá pelos seguintes critérios:

8.2.1 - Menor quantidade de penalidades;

8.2.2 - Número de primeiros lugares, segundos lugares e assim sucessivamente até o desempate.

8.3 - A classificação do piloto em cada prova determina o número de pontos a ser acrescentado em sua classificação geral, conforme tabela de pontos:

Posição

Pontos

1

40

2

37

3

34

4

31

5

28

6

25

7

22

8

19

9

16

10

13

11

10

12

9

13

8

14

7

15

6

16

5

17

4

18

3

19

2

20

1

≥ 21

1

 

Artigo 9º - DIVULGAÇÃO

Toda comunicação referente ao campeonato será realizada através do site tortoracing.com e redes sociais.

 

© Torto Racing